sábado, 30 de março de 2013

                                                         Jean Auguste Dominique Ingres



                                              Introdução

    Jean Auguste Domonique  Ingres era um pintor e desenhista francês, com um excelente acabamento técnico e linhas altamente elogiadas, tendo forte atrações por corpos nus e cenas histórica e mitológicas. Tais como as obras: '' A vitória de Rômulo sobre Acron'' e '' Cristo dando a chave a São Pedro'', no qual serão relatadas a seguir.


                                            Biografia  

   Ingres nasceu 29 de agosto de 1780 em Motauban, falecendo em 1867 aos 86 anos. Filho de um escultor ornamentista, sendo considerado um dos maiores pintores e desenhista do século XIX, atuando na passagem do Neoclassicismo para o Romantismo.



                                                           
                                                       Cristo dando a chave a São Pedro

   Nesta obra de Dominique Ingres, retrata Jesus Cristo entregando uma chave a São Pedro, no qual estão cercados de sacerdotes. Ela transmite um espirito religioso, onde Jesus apresenta uma total confiança em São Pedro, retratando a chave como um caminho para o céu, sendo assim representando Pedro como um grande exemplo para ser seguido para entrar no Paraíso ( céu ) através da salvação ( chave .)
   Entre os personagens desse quadro, eles possuem cores muito chamativas em suas roupas como o amarelo e o azul, tendo como uma grande característica também um equilíbrio na assimetria, onde não é o resultado de certas combinações e proporções.



                                                    A vitória de Rômulo sobre Acron

   Esta imagem é uma obra de Ingres, no qual relata um grande conflito, onde Rômulo comemora sua vitória sobre Acron , que ao mesmo tempo está jogado morto no chão, ou seja essa imagem transmite um poder de superioridade ao Rômulo e sua tropa sobre Acron e seus sacerdotes, e em lado religioso está querendo dizer que apenas os fiés e seguidores de Cristo ganharam algo independente seja uma batalha ou qualquer tipo de disputa.
   Em meio a este conflito comparecia uma grande platéia, dividida entre sacerdotes do Rômulo e os de Acron, no quais nestes predominam a cor dourada de seus escudos e marrons de suas roupas, podendo também caracteriza esta imagem com um equilíbrio simétrico, onde se ela fosse repartida ao meio possuiria grandes combinações em ambos os lados.



     
                            Escola: Tenente Rêgo Barros
                            Professora: Danyele Meireles
                            Aluno: Eduardo Cauê e Winicius Nery
                            Disciplina: Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário